Por um acaso, um remoto acaso, alguém aqui vem. Demora muito, demora pouco, não importa. Demora o suficiente para perceber a ingenuidade deste blogue.

Drama silencioso.

Há quase cem anos Wenceslau de Moraes produziu o texto abaixo. O drama da fome vive-se no Portugal de hoje. As causas!? Ora! São sobejamente conhecidas, no íntimo de nós não há quem não as identifique.

AS CRIANÇAS E OS PARDAIS


     O arroz, que é o pão dos Japoneses, isto é, a base do seu alimento quotidiano, tem subido ultimamente em preço...
     Os jornais relatam frequentes cenas de miséria, de angústia. No entretanto, mesmo nos tristes lances de fome, o japonês é, em geral, digno, respeitador das conveniências e mesmo gracioso. Já os samurais dos tempos idos retinham este provérbio:  - «Quando se tem a barriga vazia, palitam-se os dentes com um grande palito.»
     Agora, um exemplo destes dias. Informa um jornal que, há pouco, em consequência da extraordinária carestia do arroz, treze crianças da escola elementar de Nagoka, no distrito de Niigata, foram encontradas, levando para a escola, vazias, as latinhas do seu rancho.
     Ora, não achais graciosa esta tragédia, de uma graça que faz vir as lágrimas aos olhos?... No Japão, os pequenitos e as pequenitas vão pela manhã para a escola, muito cedo, em grupos alegres e chilreadores; cada qual leva na mão uma modesta latinha de folha ou alumínio, envolta numa bolsa de rede, contendo a refeição do meio-dia -- arroz cozido e um pedacito de nabo de salmoira. Pois, em Nagoka, faltou a algumas famílias o dinheiro para prover a este repasto. Pouco importou. As criancinhas continuaram a ir à escola, em grupos alegres e chilreadores, não esquecendo nenhum dos seus hábitos, levando numa das mãos a ardósia e os livrinhos, e na outra mão a latinha do lanche... mas sem nada.
     Fingiam que comiam... Só me espanto de que os pardais, que as viam ir pelos caminhos, continuassem a cantar... ou chorariam eles a cantar?...
(Cartas, VI, 100-101. Wenceslau de Moraes)
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons